De acordo com Carlos Zorrinho, Secretário de Estado da Energia, como avança o Jornal de Notícias desta terça-feira, a nova estratégia energética é “fundamental” para a recuperação económica, já que a aposta nas energias renováveis vai permitir reduzir a dependência energética para “74%” até 2020. O “saldo importador energético” também poderá passar para menos “25%” , ou seja, Portugal gastará menos “2 mil milhões de euros” em importações.

Segundo a Agência Lusa, o ministro da Economia, Vieira da Silva, afirma na cerimónia de apresentação da nova estratégia que o défice externo é “provavelmente o maior bloqueio à capacidade de crescimento da economia portuguesa” e que esta nova política é importante, na medida em que pode ajudar a reduzir “significativamente” o défice.

Para além da redução do défice e da dependência externa a nível energético, esta nova estratégia, vai, como refere o JN, “criar em dez anos 121 mil novos postos de trabalho”, ajudando no combate ao desemprego. Permitirá, ainda, nas palavras de Carlos Zorrinho, fazer com que as energias renováveis passem, em 2020, a representar “1,7 %” do PIB, em vez dos “0,8%” actuais.