A terceira edição das Feiras Francas da Fundação da Juventude será marcada por várias novidades. Novos projectos artísticos, literários e design estarão presentes amanhã no Palácio das Artes – Fábrica de Talentos. Num fim-de-semana em que se comemora a liberdade, o conceito “Paixão e Revolução” inspirou os trabalhos a apresentar, numa homenagem ao 36.º aniversário do 25 de Abril.

Projectos de Animação:

15h00 – Quarteto Freitas Branco | Libertango | Por una Cabeza | Fuga y Misterio
15h45 Estaca Zero (Confrontos | Vera Cunha)
16h30 Estaca Zero (Snipers | Tiago Patrício)
17h15 Estaca Zero (Andorra | Nuno Brito)
18h00 Risos e Sorrisos Um cravo na mão (1)
18h45 Risos e Sorrisos Um cravo na mão (2)
19h30 S.O.T.A.O. | Excerto de peça para Paixão e Revolução
23h00 Alexandre Monteiro (Weatherman) | “Canção para Revolução”
Entrada livre – das 10h as 00h

Guilherme Blanc, da direcção artística das Feiras, adiantou ao JPN que entre as novidades se destacam novos espaços como uma “sala dedicada à literatura com livrarias independentes e editoras emergentes e uma sala de ilustração e vídeo”, para além de “mais novidades ligadas às artes performativas, com música erudita, por exemplo”. O design de produto, a moda e o mobiliário continuam presentes nas Feiras Francas.

“A feira está cada vez mais transversal e com projectos cada vez mais pioneiros”, referiu o director artístico. Guilherme Blanc destacou esta crescente abrangência como ponto forte das Feiras Francas.

Este espaço de exposição e venda de projectos artísticos e criativos emergentes tem vindo a afirmar-se no panorama artístico do Porto, “envolvendo a comunidade artística e criativa da cidade do porto de uma forma cada vez mais intensa”, esperando-se mais de um milhar de visitas nesta edição.

As Feiras Francas são tradição da cidade do Porto desde 1451, onde se realizaram no primeiro dia de cada mês durante 111 anos. O Palácio das Artes – Fábrica de Talentos (projecto inaugurado em Dezembro) recuperou essa tradição e, uma vez por mês, serve de montra para os jovens talentos portuenses.