A vitória por quatro golos no terreno da selecção maltesa indiciava que a Selecção Nacional, com mais ou menos dificuldade, iria apurar-se para o Campeonato do Mundo. Mas o segundo jogo da fase de qualificação mostrou a todos que, na realidade, não iria ser um percurso fácil.

No Estádio de Alvalade, Portugal perdeu 2-3 contra a Dinamarca e a descrença e a desilusão “mergulhavam” na mente de muitos, que começavam a não acreditar no apuramento da equipa lusa para o Campeonato do Mundo, a realizar na África do Sul.

Resultados

Fase de Qualificação – Grupo 1:
Malta 0-4 Portugal
Portugal 2-3 Dinamarca
Suécia 0-0 Portugal
Portugal 0-0 Albânia
Portugal 0-0 Suécia
Albânia 1-2 Portugal
Dinamarca 1-1 Portugal
Hungria 0-1 Portugal
Portugal 3-0 Hungria
Portugal 4-0 Malta

Classificação Final:
Dinamarca: 21 pts
Portugal: 19 pts
Suécia: 18 pts
Hungria: 16 pts
Albânia: 7 pts
Malta: 1 pts

Play-off:
Portugal 1-0 Bósnia
Bósnia 0-1 Portugal

Seguiram-se três empates contra a Suécia e a Albânia e as críticas a jogadores e a Carlos Queiroz “subiram de tom”, com Portugal a decepcionar cada vez que entrava em campo. Em Março de 2009, a selecção tinha apenas conquistado seis pontos em quinze possíveis e África estava cada vez mais longe.

Portugal ia defrontar a Albânia com o único pensamento na vitória e um novo desaire poderia pôr fim ao “sonho africano”, mas Bruno Alves, com um golo já em período de descontos, devolveu alguma esperança para um ataque final a um lugar nos “play-offs”.

A salvação veio de um luso-brasileiro

Avizinhava-se a etapa final e Portugal já não dependia de si para se qualificar para o Campeonato do Mundo. O jogo na Dinamarca era fundamental, mas Portugal voltou a perder pontos. Quando a derrota se avizinhava, Liedson, jogador acabado de se naturalizar português, saltou do banco para fazer o golo do empate, logo na sua estreia, “arrancando” um ponto importante para somar nas contas finais.

Dinamarca traiu Suécia

Portugal tinha agora que ganhar os seus jogos contra a Hungria e esperar por um desaire da Suécia contra a Dinamarca. Neste momento, só com muita sorte é que era possível o apuramento para o Campeonato do Mundo e Portugal teve a sorte do seu lado, como nunca antes tinha acontecido. A Selecção Nacional cumpriu o seu papel e ganhou os dois jogos contra Hungria. A Dinamarca deu uma ajuda, vencendo a Suécia em sua casa e entregando o segundo lugar à Selecção Nacional. Agora Portugal dependia só de si para obter um lugar nos “play-offs” de acesso ao Campeonato do Mundo.

Portugal acabou por vencer naturalmente a Malta em território português e acabou em segundo lugar, logo a seguir à Dinamarca, apurando-se assim para os “plays-offs”.

Teste à personalidade da Selecção contra a Bósnia

Saiu a selecção da Bósnia Herzegovina no sorteio. Portugal tinha agora um momento único para provar que merecia um lugar na fase final do campeonato do Mundo a realizar na África do Sul. Depois de uma vitória na Luz por um zero, a selecção das “quinas” foi a Zenica mostrar toda a sua personalidade e carimbou o passaporte para África do Sul.