O cartaz da Queima das Fitas do Porto 2010 tem artistas para todos os gostos. Entre as novas bandas do momento em Portugal e as “velhas guardas”, o Queimódromo receberá, também, quatro artistas internacionais.

A primeira banda a subir ao palco na primeira noite foi a grande vencedora do concurso de bandas de garagem da Federação Académica do Porto (FAP). Os Phama abrem as hostilidades para Tiago Bettencourt & Mantha, ex-vocalista dos Toranja, e para os canadianos Crystal Castles.

No domingo, os portuenses Flow 212 vão apresentar o seu novo álbum “Agora ou Nunca” e vão aquecer o ambiente para o kuduro progressivo dos Buraka Som Sistema. A banda caracterizada da Buraca actua pela primeira vez na Queima das Fitas do Porto.

A segunda-feira é um dos dias mais esperados pelos estudantes, com a presença dos grandes cabeça-de-cartaz deste ano. Slimmy, cujo nome real é Paulo Fernandes, Garcez (baterista) e Garim (baixista) vão apelar ao mote “Be Someone Else”, nome do segundo álbum de originais de Slimmy. Ao som das doze badaladas entra em cena o pop/rock escocês dos Franz Ferdinand. Os quatro jovens músicos já actuaram várias vezes em Portugal, mas estreiam-se no palco estudantil portuense.

Depois do rock britânico, a terça-feira não apresentará novidades. Quim Barreiros, como habitualmente, marca presença na chamada noite “pimba”, mas desta vez é antecipado pelo conjunto Hi-Fi. O grupo de Viseu combina a música pop, as sevilhanas e até os clássicos do Rock, enquanto que o vianense Quim Barreiros volta a brindar os estudantes com as letras “picantes” da música popular e apresenta, também, o seu mais recente álbum, “O Peixe”.

A intervenção social é o lema do quinto dia de Queima. O reggae dos Souls of Fire vai juntar-se ao rap do brasileiro Marcelo D2, para transmitir “vibrações positivas” e despertar consciências para o “Mundo Real”. O ex-vocalista de Planet Hemp regressa ao Porto com o álbum “Meu Samba É Assim” e prepara-se para iniciar em Junho uma digressão pela Europa.

A música “Quem és tu miúda” marcou presença frequente nas rádios portuguesas, mas a banda só depois se tornou conhecida. “Os Azeitonas” abrem o palco a uma banda com trinta anos de carreira. Os Xutos & Pontapés voltam a presentear o Porto com o Rock & Roll português, na sua já costumeira presença nas quintas-feiras de Queima.

Já na noite de sexta-feira, o Queimódromo vai receber um grupo lisboeta e uma cantora nigeriana. Linda Martini é uma banda com um estilo indefinido, mas que se inspira no Indie, no pós-rock e no experimental e abrirá caminho para Nneka, uma das surpresas do cartaz. A artista africana regressa a Portugal para apresentar “Heartbeat” no palco principal da Queima das Fitas.

O último dia promete muitas surpresas com Legendary Tigerman e GNR. A banda de Rui Reininho, que se assume na luta contra a música estrangeira, vai recordar temas como “Dunas” e “Efectivamente”. Será, desta forma, com “Pronúncia do Norte” que encerra a edição 2010 da Queima das Fitas do Porto.