A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), através do seu centro Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo e do grupo de investigação, em parceria com a Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (EAUM), promove, desde terça-feira, “Na superfície”, um seminário internacional que oferece um congresso e um workshop.

O objectivo é, segundo um dos comissários do evento, Pedro Leão Neto, promover o debate alargado sobre imagens de arquitectura e espaço público. Do programa fazem parte nomes de especialistas de fotografia e arquitectura internacionais e nacionais, como Beatriz Colomina, Christian Gaenshirt, Filip Dujardin, Hélène Blnet, Juan Rodriguez, Robert Elwall ou Paulo Catrica. O seminário internacional, que tem a duração de dois dias, acontece a 5 e 6 de Maio e o workshop iniciou-se ontem, terça-feira, funcionando em paralelo até dia 14 de Maio.

Para Pedro Leão Neto, que pertence ao Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) da FAUP, e Pedro Bandeira, da EAUM, ambos comissários do evento, este seminário internacional pretende trabalhar o conceito de imagem através de três perspectivas. A primeira prende-se com a ideia de imagem como instrumento para analisar, questionar e re-descobrir novas realidades urbanas, sendo que a segunda entende a imagem utilizada como instrumento de desígnio. Por último, a imagem é também perspectivada como instrumento de comunicação e divulgação do projecto e da obra, tendo em especial atenção a sua mediatização e recepção por um público alargado. O objectivo é, desta forma, analisar o espaço, a arquitectura e o projecto através do estudo da forma como a imagem é utilizada.

A iniciativa nasceu do grupo de investigação do Centro de Comunicação e Representação Espacial (CCRE) e do Espaço F, integrado no CEAU e sediado na FAUP. No fim do seminário, a organização pretende publicar um catálogo que reunirá toda a informação decorrente do mesmo, lançando, também, em Julho a Scopio, publicação quadrimestral que se dedicará à temática da fotografia e da arquitectura e que irá publicar, no primeiro número, uma edição especial com os trabalhos resultantes do workshop.

Este evento, que pretende ser um embrião para futuras iniciativas, irá decorrer em dois tempos: primeiro, o congresso internacional, com lugar marcado na FAUP e, depois, o workshop. O workshop ocorre em dois ciclos paralelos, um ligado ao centro da cidade, correspondente à Rua Álvares Cabral e área envolvente, e outro com a zona oriental da cidade, que corresponderá à área de Campanhã. A formação do workshop será dada maioritariamente na Faculdade de Belas Artes da universidade (FBAUP), outra das instituições responsáveis pela iniciativa, juntamente com a Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OARSN).