Frederico Gil perdeu ontem a final do Estoril Open perante o espanhol Montañés, número 34 do ranking mundial. Depois de derrotar Guillermo Garcia Lopez nas meias-finais, o tenista português conseguiu um feito histórico ao ser o primeiro português a atingir a fase final de uma competição ATP.

Ganhar o troféu era a cereja no topo do bolo, mas Gil não conseguiu derrotar Montañés, que, assim, se torna bicampeão do Estoril Open. Só outro tenista tinha feito o mesmo histórico, o austríaco Thomas Muster. No entanto, Frederico Gil deu luta até ao fim. Perdeu o primeiro “set” por 6-2, venceu o segundo por 6-7 (4-7) e caiu no terceiro “set” por 7-5, numa partida que durou duas horas e meia.

Esta é a 4.ª conquista da carreira do tenista espanhol que, nas meias-finais, eliminou o favorito do torneio, Roger Federer. Já Frederico Gil, depois da ilusão do sonho, está agora perto de atingir o top 100 dos tenistas mundiais.

Rui Machado, o primeiro português a figurar no ranking mundial, não chegou à final, ao perder com o compatriota luso com os parciais de 4-6, 7-6 (7/1) e 6-3.