O Porto vai ser palco da primeira conferência internacional “Unneeded Conversations” (Conversas Desnecessárias), sobre a prática e a teoria da arte. A partir de hoje, terça-feira, e até sexta, 14 de Maio, o meio artístico vai invadir o auditório Passos Manuel, o espaço Maus Hábitos e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

O encontro inclui workshops, exposições (“UNNAMED”, nos Maus Hábitos) e concertos para promover a discussão da fluidez da prática artística contemporânea.

O programa destaca três pilares: “Untangle”, que aborda o futuro da “media art” e a chegada do digital aos meios de comunicação; “Unsuspicious”, sobre a relação entre a arte e a política, e “Uncut”, que se debruça na ligação entre o meio artístico e o tempo.

Durante quatro dias, os amantes da arte vão assistir a palestras de António Notário (Salamanca), Lívia Flores (Brasil), Eric Kluitenberg (Holanda), Christoph Korn (Alemanha), entre outros.

A Comissão Científica é constituída por Bernardo Pinto de Almeida (UP), Laura Baigorri (U. Barcelona), Andreas Broeckmann (Centro de Arte e Criatividade de Dortmund), Rachel Haidu (U. Rochester), José Bragança de Miranda (UNL) e Luís Castro Nogueira (UNED, Madrid).