“Catalogue of Life Special 2010 Edition” é, de acordo com o Diário de Notícias, a “lista mais completa de sempre das espécies no mundo”. Vai ser lançada hoje, quarta-feira, em Nairobi, no Quénia, no decorrer da Convenção das Nações Unidas sobre a Diversidade Biológica.

Segundo o jornal, o lançamento do catálogo é uma forma de “marcar” o Ano Internacional da Biodiversidade numa altura em que a ONU afirma que “a taxa de perda da biodiversidade não está a ser travada pelos países”.

Até agora pensa-se que existam “1,9 milhões de espécies na terra”, mas o catálogo contempla apenas 1,25 milhões de organismos vivos. O trabalho de investigação envolveu “82 organizações de todo o mundo”, “77 bases de dados de todo o mundo” e foi liderado pelo professor Frank Bisby da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Reading em Inglaterra, como se pode ler no site oficial da Universidade.