O Espaço Bloom deu a conhecer, durante o Portugal Fashion, os trabalhos de Andreia Oliveira, Carina Duarte (vencedora do programa Projecto Moda da RTP1), Cristina Silva, Fernando Lopes, Hugo Veiga e Luciana Teixeira. Estes jovens criadores apresentaram-se com colecções originais, marcadas pela assimetria e os jogos de cores, variando entre o preto e o cinzento, com apontamentos de rosas e azuis. Apostando numa diversidade criativa, os jovens estilistas inspiraram-se em épocas antigas e noutras civilizações.

O Espaço Bloom, para além de dar a conhecer jovens criadores, conta também com a apresentação de escolas de moda. Os alunos finalistas da Licenciatura em Design de Moda da ESAD 2009/2010 apresentaram as suas criações sob a orientação da coordenadora do curso, a designer de moda Maria Gambina.

A vencedora do Projecto Moda apresentou a colecção Crystalized, com a qual pretendeu homenagear a mulher portuguesa. A colecção Confidências, de Anabela Baldaque, inspirada em momentos de filmes, teve como peça-chave os vestidos curtos complementados por casacos justos e como cor-chave, o rosa.

Na noite que antecedeu o fim-de-semana, o público dirigiu-se em peso ao edifício da Alfândega, o que resultou em lotação esgotada. Por volta das 23h00, com mais de uma hora de atraso, a dupla Storytailors apresentou a colecção Bestsellers inspirada na necessidade de haver uma consciência social. As cores luminosas dominaram a passerelle e o algodão foi o tecido predominante.

Luís Buchinho adoptou a máxima de simplicidade que marca esta edição do Portugal Fashion e mostrou uma colecção casual, com peças confortáveis e fáceis de usar.

Artigo corrigido às 10h17 de 21 de Outubro