O concurso “48 Hour Film Project” vai, finalmente, ter edição portuense. Depois de duas edições na capital e de uma primeira tentativa no Porto, o projecto em que os participantes são desafiados a realizar um filme em apenas 48 horas já tem local e data marcados.

Vencido o entrave inicial, o “48 Hour Film Project” vai ter lugar no Porto nos dias 1, 2 e 3 de Abril, sendo que a exibição terá lugar no Hard Club, no dias 11 e 12 de Abril. A entrega dos prémios será feita dois dias depois.

Em Agosto, Danae Magalhães, produtora, lamentou a dificuldade em encontrar um cinema que acolhesse a iniciativa. Mais de dois meses depois, os entraves foram ultrapassados e a escolha recaiu sobre o recém inaugurado Hard Club.

O projecto foi “parar” ao Hard Club, conta Paula Rocha, responsável pelo evento no espaço portuense, por causa do ShortCutz. Como o ShortCutz edição Porto (que tem lugar no Hard Club todas as quartas-feiras) está a “funcionar optimamente”, e tendo em conta que “a promoção do cinema é uma das grandes apostas” do espaço, a ideia de acolher o projecto foi muito bem aceite. “Achamos pertinente que o desenvolvimento do projecto se fizesse aqui”, explica Paula Rocha, pois entende que este é uma iniciativa “determinante” e “integrada a nível planetário”. “É muito importante que o Porto albergue este tipo de coisas”, assegura, pois estas iniciativas servem sempre de “estímulo e apoio para as pessoas darem o ‘salto'”.

O “48 Hour Film Project” nasceu nos EUA em 2001 e tem sido replicado um pouco por todo o Mundo. As doze melhores curtas realizadas no concurso são mesmo apresentadas no Festival de Cannes.

Artigo actualizado às 17h33 de 24 de Novembro de 2010