Concertos, exposições, conferências e competições desportivas. O programa das comemorações do Centenário da Universidade do Porto (UP) foi apresentado esta quinta-feira na Casa Andresen e promete um ciclo de eventos que celebram os 100 anos de história da maior universidade do país.

As actividades estão abertas à comunidade académica mas também a toda a população portuense. O arranque oficial das comemorações está marcado para o dia 1 de Fevereiro com a inauguração, na Casa Andresen, da exposição “Darwin e a Evolução das Espécies”. Mas é no dia do aniversário, a 22 de Março, que os estudantes são chamados a participarem nas celebrações ao som da “Serenata Monumental” na Praça dos Leões.

“Um programa que serve para reflectir sobre o passado mas, sobretudo, para homenagear e reflectir sobre o futuro”, sublinhou José Marques dos Santos, reitor da UP.

“Universidade aberta à sociedade”

Música, arte, literatura e desporto estão presentes no programa das comemorações do Centenário da UP. “É importante manter o sentido de unidade e mostrar que temos um passado do qual nos podemos orgulhar, mas sempre a pensar no futuro”, ressalvou Luís Oliveira Valente, presidente da Comissão das comemorações do Centenário da UP.

Para o reitor Marques dos Santos esta é, também, uma oportunidade para mostrar que a UP “é uma universidade aberta à sociedade”. Com mais de 30 mil alunos, a vontade é colocar a instituição entre as 100 melhores universidades europeias já em 2011.

Mas a pensar nos alunos, o Centenário da UP fica também marcado pela criação de um novo pastel, o “Académico”, pelo chefe Hélio Loureiro. Feito de chocolate preto, o pastel vai ser vendido, numa fase posterior, nas pastelarias da cidade