O IV Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto (IJUP) realiza-se de 17 a 19 de Fevereiro na reitoria da instituição. Mais uma vez, o objectivo é fomentar a participação dos estudantes na investigação, através da divulgação dos trabalhos científicos realizados por alunos de licenciatura, mestrado e também alunos de mobilidade.

Os resumos dos trabalhos (abstracts) podem ser enviados até 15 de Janeiro; as inscrições para assistir às apresentações podem ser feitas dia 31

O programa deste ano ainda se encontra por definir. A comissão organizadora do evento é composta por 22 elementos, de todas as faculdades e outros organismos da UP, como o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) e o curso de Ciências da Comunicação (ICICOM).

Miguel Ramalhosa, estudante de Ciências da Comunicação da UP, apresentou na edição de 2010 o trabalho “A Flu and the Agenda-Setting Theory: an analysis of the six major Portuguese newspapers” (Investigação sobre a Gripe A e a teoria do agendamento na imprensa portuguesa).

O estudante considera o IJUP uma iniciativa importante “e um grande contributo para a investigação jovem”, afirma. Este ano, o estudante não vai participar por não ter nenhum trabalho com “o nível exigido”. Beatriz Alves, aluna da UP, também marcou presença na 3.ª edição do evento, mas enquanto espectadora. “É importante para a comunidade académica porque possibilita aos alunos o contacto com a redação e apresentação de trabalhos de investigação”, sublinha a estudante, que lamenta a fraca audiência das sessões de apresentação dos trabalhos.