Quem se mantém atento ao panorama da moda internacional, nomeadamente às semanas da moda das grandes capitais, já reparou que as filas da frente já não são unicamente destinadas a celebridades ou jornalistas. Grande parte desses lugares são agora ocupados por bloggers devido à grande visibilidade que adquiriram entre um público mais vasto.

Mas a influência dos bloggers de moda não termina aqui. Muitos são os que conseguem viver exclusivamente dos lucros do blogue, conseguidos através de anúncios nas barras laterais, ofertas de produtos de beleza e roupa e acordos publicitários com marcas. Em Portugal, no entanto, o sucesso dos blogues ainda não justifica tal patamar de “regalias”, apesar de já existirem casos de bloggers de moda que se dedicam profissionalmente às suas plataformas.

Com o crescente papel de destaque dos bloggers, as regras do “jogo” de influência de públicos podem ter mudados. Quem terá mais influência no lançamento de tendências para o público? Os bloggers, que fizeram com que a moda deixasse de ser um tema de elites, ou os criadores, que se especializaram na área e assinam as próprias peças de roupa?

O papel da formação na análise das tendências

Fernando Lopes, vencedor do prémio FashionTv para “Melhor Jovem Criador”, refere que, apesar de não inferiorizar o trabalho dos bloggers, a formação traz credibilidade e, por isso, os criadores continuam a ter mais influência. “Um criador e um blogger que observam o mesmo desfile não têm a mesma percepção”, explica, acrescentando que tal acontece porque o criador estudou “a aplicação dos cortes e das cores”, pelo que consegue “interpretar melhor o conjunto e as mensagens subjacentes”.

Com um percurso profissional curto, mas de bastante sucesso, Fernando Lopes entende que é muito difícil “ocupar um lugar no meio com credibilidade” sem ter estudado. “Como prova o meu percurso, a formação é importante”, avalia.

O criador admite, no entanto, que costuma visitar alguns blogues. A maiorparte, diz, escreve com base na opinião pessoal, o que torna a informação, a seu ver, vaga e pouco fundamentada. Para reverter tal situação, lembra o estilista, é necessário evoluir, mesmo que seja de uma forma autodidacta.

Marcos Fonseca e Bruno Silva, ambos bloggers de moda, concordam com a opinião do criador, mas sublinham que os bloggers têm ganho mais visibilidade e, consecutivamente, mais influência. Tal facto aproxima-os mais dos grandes profissionais, com quem vão aprendendo.

“Podemos actualizar as plataformas a qualquer hora. Para isso, temos de nos manter actualizados e consumir muita informação”, explica Marcos Fonseca. “Além disso, temos uma vantagem em relação aos criadores: não falamos só sobre roupa, falamos sobre tudo o que envolve novas tendências”, sublinha.