Lançada pela Câmara Municipal de S. João da Madeira, em 2003, a “Poesia à Mesa” leva a palavra dos poetas à comunidade. Até 21 de Março, o município promove um conjunto de iniciativas poéticas dirigidas a diferentes públicos.

Rosa Lobato Faria, Cecília Meireles, David Mourão-Ferreira, Gonçalo M. Tavares, Nuno Higino e Pedro Mexia são os poetas homenageados nesta 9.ª edição. Todos os dias há actividades preparadas para a comunidade.

Os workshops de poesia decorrem em todas as escolas do primeiro ciclo. Rui Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, considera que as crianças são um importante público-alvo, dado que “estão numa idade em que podem ser particularmente “sensibilizadas” para o efeito”. Trocadilhos poéticos, espanta poetas e leitura de contos são algumas das actividades preparadas para os mais novos.

Ao longo da zona pedonal, a Feira do Livro conta com a presença das livrarias locais e de algumas editoras. Do programa consta ainda a presença do escritor Pedro Mexia para uma conversa informal e do actor Pedro Lamares, que vai protagonizar uma peregrinação poética.

Para que a cidade respire poesia, a iniciativa vai mais além. As padarias, restaurantes e cafés juntam-se à campanha e, através dos sacos do pão, individuais de mesa, talheres, bases de copos e guardanapos servem poesia à mesa.

Apesar dos cortes orçamentais de que a iniciativa tem vindo a sofrer, Rui Costa assegura a qualidade do projecto e mostra-se confiante quanto à continuação da “Poesia à Mesa”.