Já foi convento, depois palácio, mais tarde banco e, agora, vai abrir portas como um hotel de cinco estrelas. Apesar de todas estas funcionalidades, o espaço continua a carregar o nome que traz desde o século XIX: Palácio das Cardosas. A marca InterContinental, com a qual o novo hotel é carimbado, não ousou sequer “apagar” o velho nome do edifício, mesmo que isso traga algumas “complicações”, como explicou Pilar Monzon, a directora-geral do espaço.

O chão ornamentado e a longa passadeira vermelha, à entrada, traduzem de imediato o nível que a Solitaire Hotels quer dar ao lugar. Cerca de 30 milhões de euros foi quanto esta empresa (que gere o InterContinental Hotels Group) investiu na recuperação do edifício do Palácio das Cardosas para, agora, poder contar, entre muitas outras coisas, com 105 quartos, 16 suites, restaurante, ginásio e o renovado e emblemático Café Astória.

“O Porto é a segunda cidade mais importante de Portugal e um lugar histórico”, disse Pilar Monzon, ao apresentar as várias razões que levaram o grupo a criar o primeiro InterContinental do país na cidade portuense.

Ao andar um pouco pelo interior do hotel, percebe-se que nem ainda tudo está concluído. Os materiais por utilizar contrastam com as pequenas obras de arte das paredes já terminadas. Na verdade, para que este espaço abra em definitivo, espera-se que todos os “santos” ajudem, em específico o S.João. Pilar Monzon vai tentar que em Junho, por altura da festa popular, o Hotel InterContinental Porto – Palácio das Cardosas abra oficialmente.

O que também vai abrir (e neste caso a todo o público) vai ser o bar que integra o hotel. Com uma entrada sumptuosa, de onde se destacam os pormenores das portas e do tecto, a divisão ficará repleta de livros que vão preencher as estantes, espalhadas pelos cantos. Desta forma, os frequentadores vão poder degustar uma bebida junto ao trabalhado balcão, enquanto lêem uma qualquer obra literária.

No que diz respeito aos clientes que vão procurar o InterContinental – Palácio das Cardosas, a projecção da directora-geral do hotel aponta para aqueles “ligados ao turismo, às reuniões e conferências”. Seja quem for, a única certeza que pode ter é a de que, no final do dia, espera-o um quarto confortável, com todo o serviço incluído e uma vista privilegiada para a célebre Avenida dos Aliados.

Notícia actualizada às 14h45 do dia 4 de Abril de 2011.