Este ano, pela primeira vez, está disponível no Portal das Escolas o serviço de matrícula electrónica. Este serviço permite aos encarregados de educação efectuarem o pedido de matrícula dos alunos dos primeiros anos do Ensino Básico, em estabelecimentos públicos de ensino, com recurso à autenticação do Cartão do Cidadão.

O período destinado aos pedidos de matrícula para a frequência do Pré-escolar e do 1.º ciclo, no ano lectivo 2011/2012, decorre de 15 de Abril a 15 de Junho. Segundo o Ministério da Educação, doravante, a matrícula presencial continua a ser possível, mas o objectivo é que o recurso à Internet se generalize “com a eliminação de formulários, ganhos de eficiência ambiental e de gestão nas escolas”. Por agora, as escolas estão a aguardar a aplicação electrónica de suporte à matrícula.

Por outro lado, o secretário de Estado da Educação, João Trocado da Mata, garantiu à Agência Lusa que, a partir de 2012, vão ser disponibilizados, no Portal das Escolas, espaços pessoais para os encarregados de educação acompanharem a vida escolar dos educandos, nomeadamente os resultados, as faltas e o sumário das aulas leccionadas.

No âmbito da Agenda Digital 2015, o secretário afirma que importa tirar partido da modernização dos estabelecimentos, efectuado nos últimos quatro anos através do Plano Tecnológico da Educação. Para tal, João Trocado da Mata reforça a ligação das escolas à Internet em fibra óptica e o apetrechamento informático com computadores ou quadros interactivos.