Em Março, o número de desempregados diminuiu. De acordo com o relatório mensal do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), o número de desempregados inscritos em centros de emprego baixou 3,5%, comparativamente a Março de 2010. Em relação a Fevereiro, os números continuam a descer, desta vez menos 0,7% de registos.

No fim do primeiro trimestre de 2011, contabilizam-se cerca de 552 mil desempregados, menos 11 mil do que em igual período do ano anterior. É o terceiro mês consecutivo a registar quedas mensais significativas, em relação ao mesmo período de 2010.

O IEFP avança, ainda, que as inscrições dos jovens com menos de 25 anos caíram cerca de 10% e as dos adultos não foram além dos 3%. Quem concluiu o 9.º ano de escolaridade teve mais oportunidades de emprego, assim como quem não apresenta qualquer nível de instrução.

No entanto, à medida que as pessoas se qualificam, as oportunidades de iniciar carreira são cada vez menores. Os inscritos com o ensino secundário aumentaram cerca de 4% e, com o ensino superior, aumentaram cerca de 3%.

A zona Norte é a região com menos inscritos, enquanto as ilhas são o território que regista mais inscritos nos centros de emprego, ao comparar com os dados de 2010.