A Câmara Municipal do Porto (CMP) pretende comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor através de uma iniciativa que tem o livro como elemento aglutinador. O programa “Troque” assinala a importância do livro e da leitura para o desenvolvimento pessoal, através de uma troca directa do livro.

Carla Fonseca, da CMP, explica que a troca está concentrada em seis equipamentos culturais e municipais: Biblioteca Municipal Almeida Garrett, Biblioteca Municipal de São Lázaro, Casa do Infante, Casa Museu Guerra Junqueiro, Museu do Vinho do Porto e, por último, Museu Romântico da Quinta da Macieirinha.

Nestes sítios estão colocados postos de troca. Ou seja, “existe um expositor onde as pessoas podem deixar os livros que trazem e levar outros”, conta. A única condição é que os livros estejam em bom estado e não sejam manuais escolares. “Quem leva cinco livros, pode trazer cinco livros diferentes. Não há nenhum regulamento, nem necessidade de se fazer registo”, afirma.

É uma iniciativa livre que se realiza pela primeira vez, no Porto. No entanto, a CMP pretende que o “Troque” assinale a data nos próximos anos.

“O ‘Troque’ é uma forma de interacção a partir do livro”, afirma Carla Fonseca. No sábado, 23 de Abril, entre as 10h00 e as 18h00, todos vão ter oportunidade de trocar os seus livros, sem qualquer custo associado, e de conhecer os espaços culturais onde decorre a acção.