Várias instituições, como o Governo Civil do Porto, a Federação Académica do Porto (FAP), o Comando Metropolitano do Porto da PSP ou o Instituto da Droga e da Toxicodependência assinaram, esta quinta-feira, o protocolo para a realização da campanha de prevenção rodoviária “Queima das Fitas do Porto 2011”.

A campanha de sensibilização vai realizar-se entre 1 e 8 de Maio, altura do evento académico. O objectivo desta acção passa por “fomentar a prevenção da sinistralidade nas estradas”, através de uma “política de sensibilização junto dos jovens que participam nesta festa”.

Em comunicado, o novo governador civil do Porto, Fernando Moreira, mostrou-se convencido que esta acção vai permitir diminuir as infracções relacionadas com o consumo do álcool. Para Fernando Moreira, o protocolo permite continuar, “a exemplo do que tem acontecido em anos anteriores, acções que permitem sensibilizar não só os estudantes da maior academia do país, como também os cidadãos que vão assistir aos espectáculos”.

Luís Rebelo, presidente da FAP, diz que “quer uma Queima mais segura” e que o envolvimento destas entidades na campanha permite “ajudar a combater condutas perigosas”. A PSP associa-se a esta campanha, diz o comandante distrital da PSP, Pinto Vieira, para que se possa ter uma “Queima das Fitas em festa e com os menores danos colaterais possíveis”.

A campanha vai ter spots de prevenção rodoviária no ecrã do palco principal da Queima, acções de sensibilização e testes de alcoolemia. Também vão ser feitas operações stop no âmbito da campanha “Condutor Designado 100% Cool”, entre outras acções para a promoção de uma Queima mais segura.