No âmbito da 8.ª edição do United Nations Public Service Awards, a Rede Comum do Conhecimento, criada pelo Governo português, venceu o primeiro prémio na categoria “Fomentar a gestão do conhecimento na Administração pública”. O Programa Simplex e, principalmente, as suas iniciativas “Ideia Simplex” e “Consulta Pública”, foram premiados com o segundo prémio na categoria “Promover a participação na definição das políticas públicas através dos mecanismos inovadores”. Portugal foi distinguido no grupo de países Europa e América do Norte.

O United Nations Public Service Awards distingue as melhores práticas de entidades da administração pública central, regional e local, de todo o Mundo, que permitam ter uma “gestão pública mais efectiva”.

A Rede Comum de Conhecimento é uma plataforma que “permite a partilha de boas práticas de modernização, inovação e simplificação administrativas”. A rede teve início em 2008 pela Agência para a Modernização Administrativa e tem mais de 190 serviços públicos nacionais, da administração central e local, e de países de língua portuguesa, como o Brasil e Cabo Verde.

Através desta plataforma electrónica, vários grupos de trabalho podem partilhar documentos e conteúdos relevantes, assim como discutir ideias na área colaborativa.

O Programa Simplex foi concebido para a “simplificação administrativa e melhoria da qualidade dos serviços públicos”. Desta maneira, os cidadãos e as empresas podem aceder a serviços de forma mais eficaz. A ideia deste programa passa por “estimular a capacidade de inovação” e fazer com que todos os que integram os serviços públicos construam uma “administração pública moderna, com serviços mais simples, mais rápidos e mais próximos dos cidadãos e empresas”.

Os prémios da United Nations Public Service foram atribuídos à Agência para a Modernização Administrativa, “entidade responsável pelo desenvolvimento e coordenação destas iniciativas de modernização e simplificação administrativas em Portugal”.