Tudo começou em 2003. Joana Tinoco, formada em Marketing mas com um gosto imenso pelo Design, apostou no mobiliário de luxo e, hoje, as suas peças fazem sucesso por todo o Mundo. Em parceria com o marido, Carlos Fernandes, criaram a Fertini e, a partir da fábrica instalada em Santa Cruz do Bispo, no Porto, dão forma aos móveis que têm conquistado os principais clientes da hotelaria internacional.

“Começámos por desenhar as peças, levámo-las para as feiras de Milão, Paris e Londres e o produto teve imenso sucesso”, conta Joana Tinoco. O ponto de viragem chega em 2008/2009, com a aposta na produção e o interesse de empresas ligadas à arquitectura e ao design no mercado internacional, para hotelaria e para residências de alta gama. “São clientes muito especiais e muito fortes”, revela.

“Em Portugal temos meia dúzia de clientes”, conta Joana Tinoco, um número significativo, já que “para um mercado de luxo é muito bom”. Japão, Índia, Angola, Arábia Saudita, Dubai, Qatar, Canadá e EUA são os principais mercados da Fertini, uma vez que “é lá que estão os potenciais clientes para adquirirem produtos de luxo”, revela Joana. A aposta internacional surgiu naturalmente, “ao contrário da maioria das empresas nacionais, que procura o mercado internacional para fugir à crise”, acrescenta.

As colecções são todas desenhadas por Joana Tinoco e pensadas para decorarem as mais diversas divisões, desde os quartos, zonas públicas, suites, restaurantes, bares e discotecas. “A inspiração é fruto das viagens e visitas a hotéis”, conta Joana. “Há a experiência que vamos adquirindo, em que vamos conjugando o design com a utilidade”, acrescenta. “Hoje em dia, não se pode pensar só na beleza da peça”, sublinha, esclarecendo que há regras no ramo da hotelaria, em especial nas madeiras, tecidos, acabamentos e resistência.

A Fertini destaca-se pelos acabamentos em alto brilho e pelos cristais, pormenores de presença constante em qualquer criação. Recorrem aos melhores materiais, como as nogueiras, as peles naturais e as espumas com alta resiliência. “O nosso cliente é um cliente muito especial que sabe apreciar o design e que gosta imenso de um produto luxuoso com brilho”, adianta Joana.

Satisfeitos por trabalharem com os melhores mercados do Mundo, para o futuro, ambicionam conquistar os mercados russos e brasileiros, tendo consciência que “é dificílimo conseguir lá entrar”, confessa Joana.