A Universidade Júnior’11 encerra esta sexta-feira, afirmando-se como exemplo internacional. A sessão de encerramento está marcada para as 15h00 na Sala Suggia (Casa da Música) e será uma boa oportunidade para recolher as experiências dos jovens que participaram na Universidade Júnior.

Tricia Jenkins, presidente da Associação EUCU.NET (European Children’s Universities Network), vai participar na sessão de encerramento e observar o trabalho desenvolvido na Universidade do Porto, no maior projecto do género no país.

“Júniores” em acção

Desde o início de Julho foram muitos os “júniores” que invadiram as várias faculdades da UP. No curso de Ciências da Comunicação, os “júniores” foram desafiados a produzir conteúdos, que podem ser vistos na página da JornalismoPortoRádio.

A EUCU.NET foi fundada com o apoio da Comissão Europeia e reúne cerca de 120 programas de iniciação ao ambiente universitário promovidos por universidades de 21 países da União Europeia.

Após os discursos de Tricia Jenkins e do vice-reitor da U.Porto, António Marques, a tarde vai prosseguir com os testemunhos de participantes e a apresentação de trabalhos realizados com o apoio dos professores, investigadores e estudantes da U.Porto envolvidos na edição deste ano.

Universidade Júnior já é uma referência internacional

A Universidade Júnior vai voltar a dar cartas nas duas primeiras semanas de Setembro, quando também abrirem as portas da Escola de Ciências da Vida e da Saúde, da Escola de Física e da Escola de Matemática aos melhores estudantes do ensino secundário (10.º e 11.º anos).

Estruturada em torno de mais de 110 actividades destinadas a alunos do 5.º ao 11.º anos, a Universidade Júnior é uma referência a nível nacional e internacional. Isso mesmo foi atestado pela Comissão de Avaliação externa liderada pelo cientista Carlos Fiolhais.