São três dias em que os jovens universitários vão mostrar o seu talento. O U.Frame – Festival Internacional de Vídeo Universitário, está de volta ao Porto para a 4.ª edição do evento que pretende ser um local de “troca de experiências entre estudantes e realizadores”, como diz Joana Miranda, da organização.

Este ano, o U.Frame conta com participações vindas da Espanha, Polónia, Brasil, Estados Unidos e até mesmo da China ou de Israel. Para Joana Miranda, o festival é importante “pela visibilidade que dá aos estudantes e pelas boas condições para a exibição dos trabalhos”.

Da UP para o Rivoli

Para a 4.ª edição, o U.Frame desloca-se até ao Pequeno Auditório do Teatro Rivoli. “Pareceu-nos uma ótima oportunidade para fazermos o festival perto da Universidade e porque está bem localizado, no centro da cidade, o que torna o acesso [ao festival] ainda mais fácil”, diz Joana Miranda.

Os filmes em competição estão distribuídos nas categorias de ficção, animação, documentário e experimental. Mais de 50 projetos vão passar pelo Rivoli a partir desta quinta-feira e até ao próximo sábado.

Além da competição, o U.Frame conta ainda com a realização de vários workshops abertos a todos os interessados, mediante a inscrição prévia.

A festa de encerramento acontece no sábado, com entrega dos prémios, leitura encenada dos argumentos do workshop de Carlos Ramalhão, a projeção do videoclip do workshop “Video Clips Low Cost” e, ainda, com a atuação dos We Trust em formato acústico.

Os filmes são exibidos entre as 14h00 e as 18h00 e a entrada é livre. O U.Frame é promovido pela Universidade do Porto e conta com a parceria da Universidade da Corunha (Espanha), da Universidade do Texas em Austin (Estados Unidos), da Universidade Tecnológica de Nanyang (Singapura) e da Universidade Metodista de São Paulo (Brasil).