A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) comemora 100 anos desde a sua fundação. Para assinalar a data, a Casa Andresen recebe uma exposição de fotografia inédita, “Harold Edgerton – Fragmentos de Tempo”, que reúne 58 das imagens “mais icónicas” conseguidas por este cientista e fotógrafo, pioneiro da fotografia de alta velocidade.

Harold Edgerton, nascido em 1903 em Freemont, nos Estados Unidos, estudou na Universidade do Nebraska e e no MIT – Massachusetts Institute of Technology. Cientista, “grande parte do seu reconhecimento nasce do seu enorme feito artístico”: a captura de fenómenos que, não fosse a luz estroboscópica, “o olho humano não conseguiria observar”.

Ao longo da vida, Edgerton registou mais de 40 patentes de equipamentos electrónicos e fotográficos, contribuindo assim para a “explicação de fenómenos naturais, como o vôo do beija-flor”. Além disso, integrou várias expedições de Jacques Cousteau e documentou explosões atómicos, prestando apoio aos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial.

A exposição dos trabalhos do cientista e fotógrafo que conseguiu “para o tempo numa imagem fotográfica” está patente na Casa Andresen, no Jardim Botânico do Porto, a partir desta quarta-feira, 12 de outubro, e até 8 de janeiro de 2012.