Promover a discussão sobre um conjunto de questões atuais que estão relacionados com os jovens é o grande objectivo do “Inconformação 2011“. Segundo Miguel Heleno, do Bloco de Esquerda (BE), o encontro de estudantes ativistas pretende “abordar temas como os cortes no Ensino Superior, perspetivas de trabalho precárias” e, ainda, outras questões relacionadas com a educação.

Embora o evento seja uma iniciativa dos estudantes ativistas do BE, é dirigido a todos que queiram participar. “As iniciativas do Bloco dirigidas aos jovens têm sempre muita adesão de não-militantes”, acrescenta Miguel Heleno. Aliás, e de acordo com o bloquista, não faria sentido que o encontro fosse feito para dentro do partido. “A ideia é ouvir ideias novas, discutir soluções e partilhar experiências que podem ir desde a organização de um grupo de precários até a um estudante que acabou de perder a bolsa”, esclarece.

Este ano o “Inconformação” acontece no Porto. A cidade Invicta foi escolhida devido à vontade de “promover um equilíbrio geográfico das atividades do BE”. Em 2010, o encontro ocorreu em Lisboa, mas o grito bloquista também se fez sentir na cidade dos estudantes, Coimbra. De acordo com Miguel Heleno, “fazia todo o sentido que o encontro deste ano fosse no Porto”.

Um programa abrangente

O encontro de estudantes ativistas decorre segundo um programa [PDF] “o mais abrangente possível, para que os participantes possam escolher os espaços que mais lhes interessam”, conta Miguel Heleno. Entre as conferências agendadas, o militante do BE destaca o painel “Escola: entre a Democracia e o Mercado” não só porque “junta oradores de dentro e de fora do Bloco (Ana Drago e Manuel Sarmento), mas acima de tudo, porque aborda um tema importantíssimo que é a mercantilizarão da escola pública”.

Do programa também faz parte um comício com Francisco Louçã. Na noite de sábado, dia 19 de novembro, o dirigente do BE fará um comício no Piolho, dedicado à Greve Geral do dia 24. Para o bloquista, “é importante que os jovens, quer sejam estudantes ou precários, estejam com a Greve Geral, já que esta é também pela escola pública e contra a precarização das condições laborais”.

O encontro de estudantes ativistas terá lugar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. A organização disponibiliza um sistema de alojamento solidário para quem não é do Porto, bem como transporte organizado para quem é de outras cidades, a um custo reduzido. A entrada no encontro é gratuita, sendo apenas necessária uma inscrição.