No dia 4 de Dezembro, entre as 10h00 e as 13h00, jovens com a idade entre os 8 e os 17 podem participar no “VideoJogos Kids”. Aqui, vão ter a oportunidade de experimentar a criação de jogos na sua forma mais simples.

A atividade decorre no âmbito da VideoJogos 2011, uma conferência sobre esta área, promovida este ano pelas Faculdades de Ciências e Engenharia da Universidade do Porto (FCUP e FEUP), em conjunto com a Sociedade Portuguesa de Ciências dos Videojogos. A conferência, que já vai quarta edição, dura três dias, entre 2 e 4 de dezembro.

Segundo a organização, o “Kids” surgiu “pelo facto de a conferência se estender até domingo”, um dia, em geral, “dedicado à família”. Esta iniciativa pretende estimular a criatividade das crianças “através de ferramentas interativas (para os jovens) e da criação e experimentação em papel (para os mais mais velhos)”, dando aos participantes os “conceitos básicos para o desenho de um videojogo”.

O evento será dividido em duas iniciativas, uma para as crianças dos 8 aos 12 anos e outra para os jovens dos 13 aos 17 anos. As crianças vão ter ter um workshop de criação simplista de jogos. Já os mais crescidos têm um outro workshop com um convidado especial da indústria, onde vão aprender quais as regras para criar um videojogo, bem como os critérios que tornam um jogo bom ou mau.

A organização espera contar com assistência máxima em ambas as iniciativas, cerca de 25 crianças e jovens em cada uma delas. “Ao introduzir esta iniciativa, esperamos trazer uma mais-valia à conferencia, que possa, depois, ser continuada nas futuras edições”, diz Bruno Oliveira, da comissão organizadora.