A região do Douro tem nova representação na Internet, num portal de entrada que se pretende como ponto de ligação entre o virtual e o real. O Palácio da Bolsa foi ontem, terça-feira, palco da apresentação oficial do Douro Valley, o novo site turístico da região, que oferece aos utilizadores, nacionais e internacionais, a oportunidade de planearem online a sua viagem.

580 mil euros de investimento

Este website representa, explica a organização, um investimento de cerca de 580 mil euros, sendo que, deste orçamento, 70% foi pago com recursos a fundos comunitários.

O site, online desde ontem, é o culminar de dois anos de trabalho e é composto por notícias, artigos de foco sobre diversas zonas da região do Douro e listagem de eventos, apostando na fotografia e vídeo para apresentar o espaço aos utilizadores. Uma aplicação chamada “GeoDouro” permite, por exemplo, encontrar pontos turísticos partindo da localização do utilizador ou ver, no mapa, os percursos de certos itinerários pré-definidos pelo Douro.

A aposta passa, assim, pela geo-localização, com todos os assuntos a serem localizados no tempo e no espaço na página. As redes sociais não foram descuradas, sendo possível fazer “login” no portal usando a conta do Facebook e partilhar informações com os amigos por email ou nas redes.

Escolhidos os trajetos, os utilizadores podem, igualmente, reservar diretamente no website o seu alojamento, numa parceria executada com o website “Booking.com” ou direto com os proprietários de cerca de 70 espaços.Para já apenas disponível em português, o portal pretende internacionalizar-se no próximo mês, com a introdução de conteúdos em espanhol e inglês.

O espaço foi co-financiado pelo programa O Novo Norte “ON.2” e desenvolvido pelo Centro de Inovação de Trás-os-Montes e Alto Douro (CITMAD), numa parceria com algumas entidades, como a Universidade do Porto (UP).

Em conferência de imprensa, Ricardo Magalhães, um dos mentores do projeto, assegura que esta é uma “ferramenta de divulgação” do Douro, Património Mundial há dez anos. Rui Moreira, também presente na apresentação, diz ter esperança que este site venha a “criar expectativa e apetite a quem o visitar para também visitar o Douro”. O portal vai, igualmente, “permitir que se crie uma rede de ofertas e oportunidades” que, entende, poderá beneficiar a região.