A instalação artística “Walls To The People” vai “encher” de grafittis as paredes da Casa de Serralves a partir do próximo sábado. Mas esta instalação artística está, apenas, disponível no universo virtual.

O projeto “Walls To The People” do artista João Paulo Feliciano é a primeira instalação de realidade aumentada a ser feita em Portugal. O conceito é “simples”: com recurso a smartphones e tablets, os visitantes podem ver as imagens virtuais que compôem o projeto.

João Paulo Feliciano diz que o projeto reflete sobre “a capacidade das pessoas comunicarem usando o espaço público”. Um trabalho feito em parceria com a Fundação de Serralves e a Samsung que pretende aliar a arte à tecnologia mas que, nas palavras de Ricardo Nicolau, da Fundação de Serralves, “pretende encetar uma série de debates entre a relação de arte e grafittis, e, ainda, entre a relação dos artistas e a tecnologia”.

Mas João Paulo Feliciano faz um aviso: “a peça é, conscientemente, horrível, parva e idiota”. Para o artista, “o objetivo era fazer algo tão absurdo que sobrevivesse à imprecisão técnica”.

A inauguração da instalação artística “Walls To The People” acontece no próximo sábado às 15h00 e pode ser visitada até dia três de junho. A entrada é livre.