Na Academia 77, Pedro Barbosa treina já 15 atletas de boxe feminino e o número tende a aumentar. O treinador considera que, atualmente, a academia é das que tem mais mulheres a praticar a modalidade.

Sandro Borges, também treinador da modalidade, diz que “ainda hoje dá para perceber que há mulheres que procuram a academia para nos conhecer e conhecer a modalidade a maioria acaba por gostar e ficar”. Joana Correia, atleta há dois meses, começou porque o namorado também praticava, experimentou e já pensa em vir a competir.

Sandra Araújo, atleta de competição, diz que “o boxe é muito bom no aliviar do stress e dá-me uma força física e intelectual. É um desporto em que me sinto bem”.

O tabu

Há muito tempo que existe o tabu no que toca às mulheres nos desportos de luta. O treinador Sandro Borges diz que “se ainda há o preconceito quem o tiver está muito errado”.

Para Sandra Araújo este estigma ainda existe mas não tão grave como antigamente. A atleta diz que o número crescente de mulheres nestes desportos tem ajudado a combater o Tabu. Já Joana Correia diz que não se sente discriminada pela sociedade quando diz às pessoas que luta boxe.

O treino

O treino de boxe divide-se em duas modalidades: manutenção e competição.
O treino de manutenção dura uma hora e é constituído por: “bater no saco”, abdominais, saltar à corda, treino funcional e exercício físico. O treino de competição exige mais preparação física e envolve ainda o combate “dois a dois”, “bater de luvas” e muito treino psicológico.

Segundo Pedro Barbosa as atletas treinam em manutenção durante algum tempo e, caso comecem a gostar mesmo, passam para competição.

O número de mulheres nos desportos de luta tem vindo a aumentar. Pedro Barbosa convida todas as “meninas” a aparecer na academia e experimentar a atividade. A Academia 77 situa-se na praceta do Maestro Resende Dias, n.º 77 e está aberta de segunda a sexta das 10h30 às 22h30 e sábado das 10h00 às 13h00.

Notícia atualizada às 11h42 do dia 9 de março de 2012.