André Silveira, conhecido como “Dub” na área do graffiti, decidiu abandonar o escritório de uma empresa de transportes e abrir a Inky, a primeira galeria de “street art” no Porto, na rua Coelho Neto. Este espaço difere pelo seu conceito inovador: é uma loja, presta serviços de pintura e vende material e é, ao mesmo tempo, uma galeria de arte, em que artistas mostram os seus trabalhos.

Motivado pela paixão que nutre pela arte, André pretende chegar a um público muito diversificado e desmistificar a noção de que graffiti é vandalismo. A atual legislação prevê que, por exemplo, qualquer proprietário de um edifício graffitado deve limpar a parede “pintada”, independentemente da sua vontade em fazê-lo.

“Apesar de a legislação portuguesa ser um bocado dura, severa e ignorante, aqui no Porto a situação é muito pior. Criam-se leis específicas para ‘caçar’ as pessoas que andam a fazer graffitis, a fazer propaganda de rua. A Inky não serve como crítica a isso, serve para mostrar às pessoas que graffiti não é só vandalismo”, explica.