A Universidade do Porto (UP) mantém-se como líder a disponibilizar o acesso livre à produção intelectual da comunidade académica. Em março, o número de publicações ascendeu às 21.456, sendo que a média é de quatro mil novas contribuições por ano.

A instituição é adepta da Política de Acesso Livre e do Movimento Open Access, ambos também apoiados pelo Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal. Também a Universidade do Minho (UM) apoia o acesso livre, sendo a instuição pública que surge logo a seguir à Universidade do Porto.

O repositório tem como objetivo preservar e disponibilizar online as publicações académicas produzidas pela universidade, de forma livre. No entanto, as obras estão abrangidas pela licença Creative Commons. Entre as faculdades presentes no repositório estão Arquitectura, Belas Artes, Letras, Economia e Direito.