É já a partir do dia 1 de abril que os medicamentos de marca vão cair entre 4 a 6%, segundo dados do Diário Económico. Em maio será a vez dos preços dos medicamentos genéricos descerem até 20%.

A descida de preços deve-se à revisão anual dos preços de referência que coloca os preços dos medicamentos portugueses em linha com a média de Espanha, França, Itália e Grécia. No entanto, ainda de acordo com o jornal, o memorando da ‘troika’ levou a que o sistema de referenciação sofresse uma revisão. Por isso mesmo, a partir deste ano, serão a Espanha, a Eslovénia e a Itália os países definidos para a média de comparação na linha de preços.

Segundo o jornal, fonte próxima do governo afirmou que a expectativa seria de uma redução média nos preços, pelo menos, de 6%, uma meta, no entanto, difícil de alcançar. Como consequência, o preço dos genéricos também cai, visto que o preço de um medicamento genérico não pode ser superior a metade do preço de um medicamento de marca.

A redução do ano passado acabou por não ter sucesso devido a um acordo feito entre Ana Jorge, que na altura liderava o Ministério da Saúde, e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. No entanto, o novo ministro da saúde, Paulo Macedo, quer que estas medidas se concretizem, reconhecendo, ao Diário Económico, a necessidade de encurtar prazos e melhorar a legislação.