O Porto vai receber, no dia 7 de maio, “A maior aula de judo do mundo”, um evento promovido pelo ex-judoca Nuno Delgado e com o apoio da Câmara Municipal do Porto (CMP). A apresentação do programa foi esta sexta-feira e pretende mobilizar as pessoas para a prática de judo ou desporto físico.

Mas o projeto promete ir mais longe. A ideia vai servir para apoiar o movimento cívico de consciencialização social para a importância da educação desportiva das crianças, “Achieve, Collect & Give Back”, criado pelo ex-judoca. O acontecimento está, igualmente, associado ao “Mandela Day”, um dia que serve para celebrar a vida de Nelson Mandela e incentivar o desenvolvimento de ideias benéficas para a sociedade.

Para além de outros projetos, este movimento ajuda à implementação de programas trimestrais de formação cívica e desportiva sob o lema “formar campeões para a vida”, que levam o judo a várias escolas do país, inclusive no Porto.

No ano passado, o evento decorreu em Lisboa e contou com a participação de mais de quatro mil crianças e a presença da embaixadora sul-africana em Portugal.