O Idiot Art é um conjunto de exposições e ações artísticas promovidas pelos mentores da revista online Idiot Mag, que vai acontecer no próximo dia 28 de abril, a partir das 14h00, no Centro Comercial de Cedofeita. Nuno Dias, designer e um dos mentores do projeto, diz que “a entrada é completamente livre” e convida “todas as pessoas a aparecer”.

As exposições contam com trabalhos de várias formas de arte como a fotografia, o design, a multimédia e o cinema. Nuno Dias considera que o Idiot Art é uma forma de “promover a Idiot Mag”, uma revista online “sobre cultura e tendências urbanas, desenvolvida pelo gabinete de design Idiocracy“. Além disso, uma das intenções é “desenvolver o Centro Comercial de Cedofeita”, que está “um pouco ao abandono”. Nuno Dias refere, ainda, que a exposição vai ser o início da apresentação de um novo centro comercial “de cara lavada”.

O evento vai ter trabalhos de artistas conhecidos, como “a projeção [Porcus Mortus] de Luio Onassis”, artista plástico, e uma exposição fotográfica sob o tema “Sons invisíveis”, de Martinho Vides. O mentor do projeto adianta, também, que vai haver uma exposição “sobre artistas de rua” e alguns trabalhos de “alunos da ESAD”, como um projeto que junta “vídeo com fotografia”. Os trabalhos dos alunos do primeiro ano da escola de artes vão estar representados nas exposições “Violen Tshirts”, “Weekphoto” e na projeção multimédia “Cinemagraph”. Já os trabalhos dos alunos do terceiro ano vão estar presentes na exposição “Auto-Publicação”.

Dentro do programa do evento, existe uma apresentação da Idiocracy e dos projetos Idiot Mag, Idiot Art e Idiot Gallery. O último consiste “numa galeria de arte”, inaugurada no centro comercial, orientada para a promoção e a divulgação tanto de artistas consagrados, como de novos talentos. Ao longo de todo o evento, os participantes vão poder contar, também, com uma feira com artigos vintage.