O alho-porro e os martelos são os símbolos das festas sanjoaninas. Partindo deste conceito, a Fundação da Junvetude lançou um concurso para a criação de martelos de São João.

A “base” do martelo está disponível para download no site da Fundação. Os participantes só têm de dar azo à criatividade e preencher o martelo da forma que desejarem. A data limite de participação é 11 de junho.

Apesar de ser uma proposta aberta a toda a população, Ricardo Lemos, da Fundação da Juventude, explica que o enfoque é dado às escolas da cidade. “Vamos dirigi-lo para as esoclas, mais para as escolas artísticas, nomeadamente ensino profissional e superior”, diz.

O concurso surgiu inspirado pelo mesmo conceito que teve lugar em Lisboa, com sardinhas em vez dos martelos. “Estamos a promover o objeto icónico do São João do Porto”, acrescentou o responsável.

O facto de ser uma festa portuense e de ter “prémios apelativos” traz expectativas altas de participação aos responsáveis pela organização. As propostas pode ser entregues de forma individual ou coletiva e a ficha de inscrição já se encontra disponível.

É importante para o concurso ser original, mantendo a essência do martelo de São João. Este evento divide-se em três fases. Os participantes podem entregar as propostas na Fundação da Juventudo, situada na rua das Flores, ou enviá-las por correio. Daqui são seleciondas cerca de trezentas propostas, de onde saem os três vencedores.

Os prémios variam entre os 2.500 e os mil euros, do primeiro para o terceiro lugar. O segundo classificado recebe 1.500 euros. A segunda etapa atribui um prémio no valor de 500 euros ao vencedor escolhido através de votação do público na página do Facebook da Fundação. A seleção do juri é apresentada a 18 de junho e e o vencedor do Facebook no dia seguinte.

As 150 propostas mais votadas no Facebook têm participação garantida numa exposição no Palácio das Artes. O júri que vai atribuir os prémios monetários é composto por representantes do patrocinador e da fundação e por designers portugueses, incluindo Rui e Luís Mendonça.

O concurso, que tem como mote “A chuva de S. João, bebe o vinho e come o pão… e já agora desenha uma martelão”, insere-se nas celebrações dos 100 anos do São João do Porto.