No próximo domingo o planeta vai ter de voltar a acertar o relógio, embora a mudança possa parecer pequena. Foi decidido pelo Earth Rotation Service, entidade internacional que mede o tempo atómico e a sua correspondência com a rotação terrestre, que seria acrescentado ao fim de semana mais um segundo devido à diminuição da velocidade de rotação da Terra.

Este tipo de mudanças começou a ser realizado em 1972, com o acrescento de um segundo a ser feito em junho ou dezembro, explica um especialista à Agência Lusa. Nos últimos 40 anos, já foram introduzidos 25 segundos para acertar a hora.

A redução da velocidade acontece por força da gravidade que a Lua, satélite da Terra, exerce sobre a mesma. É essa força que produz as marés e causa efeitos diferentes na superfície e no centro. Essa diferença tem de ser compensada para não se acumular, levando ao desajustamento do horário.

Segundo o Observatório Astronómico de Lisboa, responsável pela alteração portuguesa, o segundo deve ser acrescentado ao virar do dia, à meia noite de sábado para domingo.