Durante o verão, os mais novos tomam de assalto os laboratórios e as salas de aula da Universidade do Porto (UP), com mais uma edição da Universidade Júnior.

Esta oitava edição é mesmo, garante a universidade, a mais participada de sempre.

O programa de iniciação ao ambiente universitário começou esta segunda-feira e conta com mais de 7 mil jovens entre os 11 e os 17 anos. O objetivo é colocar os jovens em contacto direto com a universidade e com o que é ser estudante universitário.

Na “maior edição até agora realizada”, garante, em comunicado, a organização, os estudantes inscritos vão poder participar em 139 atividades diferentes, espalhadas pelos diferentes centros de investigação e faculdades da UP. No “cardápio” de iniciativas estão tarefas como caças ao tesouro, aulas de japonês e experiências laboratoriais, bem como atividades desportivas.

Nesta edição, estarão presentes alunos de países como os EUA, Macau, Tailândia ou Gana.

Depois das atividades em julho, a Universidade Júnior volta a receber os alunos em setembro, durante as duas primeiras semanas desse mês, para as Escolas de Ciências da Vida e da Saúde, Escola de Verão de Matemática e Escola de Verão de Física. Os programas são, diz o comunicado, “especialmente vocacionados para a introdução à investigação científica” e estão “reservados aos melhores alunos do ensino secundário”.

Quase 30 mil estudantes já usufruíram do conceito Universidade Júnior, da Universidade do Porto.