Faltam menos de três semanas para Milhões de Festa voltar a Barcelos. Os resistentes que dançaram, ao som de Secousse, até ao sol raiar na última noite do Milhões 2011, e todos os outros, que se preparem porque a edição de 2012 vem cheia de novidades: novos preços, novas bandas e novos palcos.

2012 começa com um dia zero oficial. Joaquim Durães, responsável máximo pelo Milhões – Fua, como é conhecido no meio – explica que este dia não deixa de ser só uma oficialização do que tem vindo a acontecer, onde a já célebre rua da Palha é invadida por centenas de festivaleiros ansiosos pelo arranque do festival. Assim, no dia 19, há um churrasco “a preços convidativos” para “tirar partido da região rica, gastronomicamente falando”, relembra Fua.

Também ligada à gastronomia está mais uma novidade: a inclusão de um quinto palco, o Palco Taina, o único de entrado gratuita, terá a Ponte Romana e o Castelo de Barcelos como pano de fundo.

O cartaz continua a ser o enorme espectro musical a que a Lovers nos habituou. Os concertos vão ter uma duração mais alargada, o que reduzirá o número de artistas, para que seja possível “exponenciar a qualidade do alinhamento” e “promover, da melhor maneira, o trabalho das bandas”. Também os horários vão sofrer pequenas alterações: o Palco Milhões, que em 2011 teve concertos desde as 17h00, abrirá as portas às 19h00, com as atuações a começarem às 20h00.

Música para todos os gostos

A programação ainda não é a definitiva mas, para já, pode-se contar, no dia 20, com a presença de Baroness, Sensible Soccer, Throes+The Shine ou os conterrâneos Alto! e la la la ressonance. No dia 21, Barcelos recebe Connan Mockasin, El Perro del Mar, Publicist, Moullinex, Da Chick, Gala Drop. Xinobi e Bro-x. No último dia passam pela cidade minhota Red Fang, Alt-j, Moon Duo, Memória de Peixe, Riding Panico, Killimanjaro (novatos da cena barcelense), The Discotexas Band, League e Shangaan Electro.

O passe geral (com campismo incluído) custa, até ao dia 11 de julho, 45 euros. Depois disso, e até dia 18, passa a 52 euros e nos últimos dois dias antes do início do festival vai custar 60 euros. Os bilhetes diários custam 25 euros, exceto no próprio dia, que passam a 30. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais: Ticketline, FNAC, Worten, CTT, El Corte Inglés, Agências Abreu, Agência Abep e centros comerciais Dolce Vita.

De resto, o Milhões continua igual: o campismo no parque, os chuveiros de água quente, a piscina, os mojitos, os after-hours que convencem qualquer um a dançar até cair, os panados de tamanho “XXL” do Xispes e uma cidade sem agitação cultural que, durante três dias, se transforma no “Woodstock do século XXI”.