Uma das primeiras iniciativas do projeto 1.ª Avenida, que quer dinamizar a baixa da cidade, terminou com sucesso: foram mais de 15 mil os que se deliciaram com o prato típico dos portuenses. A tenda montada na Praça D. João I, pareceu sempre pequena demais para a afluência de curiosos.

A primeira edição “excedeu largamente as melhores expectativas” da organização, que realça, para além dos portuenses, os “muitos outros visitantes de outras zonas do país”, assim como o “índice elevado de visitantes estrangeiros, de origens tão diversas como Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Brasil e até Austrália” conta Nuno Botelho, em comunicado.

Quem também saiu de sorriso no rosto, foram os cinco restaurantes que alinharam na iniciativa e que ofereceram todo o tipo de Francesinhas, da vegetariana à de carne assada, aos visitantes mais exigentes. Para além do sucesso que conseguiram no festival, aumentaram ainda as vendas de Francesinha nos próprios restaurantes “na ordem dos 30%”, garante Nuno.

Está visto que esta edição do “Francesinha na Baixa” superou expectativas e por isso, o festival gastronómico já assegurou a continuidade em 2013.