A notícia foi avançada pela Canonical, uma empresa que desenvolve vários projetos de software opensource, e que diz ainda que este é provavelmente o maior passo na história da companhia.

Ainda sem parceiro

Ainda não há parceiro definido para a criação e distribuição de telemóveis Ubuntu, mas a empresa esta pronta para começar as negociações. O objectivo é lançá-los para o mercado ainda em 2013.

O novo Sistema Operativo (SO) móvel não desilude e corresponde aquilo a que Ubuntu já habituou os seus utilizadores: a possibilidade de personalizar e adaptar o SO às necessidades do utilizador e um interface simples e intuitivo.

Entre as características do SO, Jane Sibler, chefe-executiva da Canonical, destaca a navegação fácil entre aplicações (muito mais fácil do que qualquer outro sistema operativo): com um simples deslizar de dedo pode abrir as suas aplicações favoritas ou navegar entre aquelas que já se encontram a funcionar no telemóvel.

Depois deste novo passo em frente, o Ubuntu é o primeiro sistema operativo com uma plataforma transversal a vários equipamentos – do típico computador ao telemóvel, passando pelo tablet’s ou até pelas TV’s. Para além disso, a adaptação de aplicações já existentes ao novo Sistema Operativo móvel pode ser feita sem grande esforço.