Foi em Dublin que, esta quarta-feira, a Comissão Europeia lançou o novo sistema de classificação das universidades, intitulado “U-Multirank”. Se até agora era dada, maioritaramente, importância à excelência em investigação das diversas instituições de Ensino Superior, desta vez, o objetivo é classificar as universidades através da soma de pontos em variadas competências.

Em específico, com o “U-Multirank”, o desempenho das instituições vai ser avaliado em cinco vertentes: a reputação em matéria de investigação, a qualidade do ensino e da aprendizagem, a orientação internacional, o êxito na transferência de conhecimento (como é o caso das parcerias com empresas) e a contribuição para o crescimento a nível regional.

U-Multirank

O “U-Multirank” vai ser financiado pela União Europeia em dois milhões de euros provenientes do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, durante 2013 e 2014, e liderado pelo Centre for Higher Education (CHE), na Alemanha, e pelo Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), na Holanda.

Para que a classificação das universidades, através deste sistema, seja a mais pormenorizada e seletiva possível, o “U-Multirank” vai atribuir, também, pontuação adicional àquelas que se distingam nas disciplinas que envolvam gestão de empresas, engenharia mecânica, engenharia eletrotécnica e engenharia física.

A classificação deste novo ranking, que deve ser adotado por cerca de 500 universidades da Europa, vai ter um formato imparcial, obtido a partir de dados mensuráveis. Além disso, vai funcionar numa lógica de interação, ou seja, as instituições, sempre que quiserem, vão poder consultar o estado do seu desempenho e em que aspetos devem investir para poderem melhorar os seus resultados.