Simulações de explosões na água, barcos telecomandados, a passagem pelo Cabo das Tormentas, e muito mais. É à volta disto, ou seja, dos Descobrimentos portugueses, que o novo projeto da empresa Douro Azul – conhecida pelos cruzeiros que promove no rio Douro – vai funcionar.

Chama-se “World of Discoveries” e está a ser desenvolvido como uma espécie de parque de diversões lúdico, isto porque, segundo Mário Ferreira, o dono da empresa que vai investir mais de seis milhões de euros no empreendimento, o objetivo passa, também, por apresentar um divertimento, “mas com rigor histórico”.

Na verdade, pode ser este o principal argumento (além do poder atrativo turístico) para que o Estado ou fundos europeus também venham a apoiar o financiamento, que se adivinha ser de cerca de 12 milhões de euros. No entanto, já existe o aval da Câmara do Porto e do Instituto para a Gestão do Património Arquitetónico (Igespar), para a construção do parque em frente à Alfândega do Porto, em Miragaia, no interior dos antigos armazéns da Real Companhia Velha.

Um bilhete: entre 8 e 10 euros

São mais de 4 mil metros quadrados que vão permitir introduzir um circuito aquático, barcos tripuláveis telecomandados, a recriação do Cabo das Tormentas e de outros caminhos marítimos navegados pelos descobridores, um jardim coberto de vidro, para recriar as florestas equatoriais, e muitas outras atrações.

Os percursos pelos canais aquáticos, por exemplo, devem durar entre 16 e 20 minutos e os visitantes que queiram desfrutar deste “divertimento” e de todos os demais do “World of Discoveries” , deverão ter de pagar 8 a 10 euros pelo bilhete. As obras devem iniciar em março e a abertura do parque está prevista para outubro.