Para a filha de Ana Pereira, estudante de gestão na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), comer fora de casa está fora de hipótese. “Leva todas as refeições prontas de casa. Poupa mais de 25 euros, por semana”, revela a mãe de Catarina.

A filha “não vai sequer ao café” para poupar dinheiro ao fim do mês, sublinha. Só assim é possível encurtar o orçamento mensal, já de si pesado. “Mesmo fazendo assim, gasto 400 euros por mês”, refere. Jantares com amigos, saídas à noite ou uma simples ida ao cinema são luxos que agora não são permitidos à filha de Ana Pereira.

Júlia Marques também foi obrigada a cortar nas despesas para poder manter o filho a estudar Direito na Universidade Clássica, em Lisboa. “Tinha dois carros e fiquei só com um. Deixei de almoçar ou jantar fora. Mudei nas compras da roupa, entre outras coisas”, desvenda.

A família de João tem de fazer sacrifícios e o estudante universitário teve também de mudar alguns hábitos. “Agora come na faculdade, só vem a casa de 3 em 3 semanas para poupar nos transportes e, em vez de livros, tira fotocópias”, diz a mãe Júlia.