Arrancou em Lamego um curso para taxistas inserido no projeto “Welcome by Taxi to Douro“. A finalidade é melhorar a qualidade do atendimento e hospitalidade aos turistas que visitem a região. A formação é feita pela Escola de Hotelaria e Turismo do Douro (EHTDouro) depois da ideia já ter sido aplicada em Lisboa e no Algarve.

Em declarações à Lusa, Paulo Vaz, diretor da escola, confirmou a presença de 15 taxistas de Lamego, Vila Real, Armamar, Régua ou Mesão Frio. O curso é gratuito e tem a duração de 50 horas, com vários módulos de aprendizagem coordenados por diferentes instituições.

Módulos da formação e respetivas instituições

1. Língua inglesa – Escola de Hotelaria e Turismo do Douro (EHTDouro)
  2. Vinhos do Douro – Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP)
  3. Segurança – PSP Lamego
  4. Turismo Religioso – Museu de Lamego

A língua inglesa vai ser um dos destaques da formação com o objetivo de melhorar o relacionamento, comportamento e cortesia dos motoristas. O aconselhamento de locais de atração turística na região como restaurantes, cafés, esplanadas, museus ou jardins é outro ponto do curso.

O nível de conhecimentos expande-se aos vinhos com uma formação sobre os vinhos produzidos na zona do Douro, uma das mais conhecidas a nível nacional. Os taxistas também terão em conta o módulo da segurança sobretudo em saber agir no caso dos turistas perderem documentos e saber conduzir de acordo com o tipo de cliente atendido. Consta ainda no programa o turismo religioso e uma das principais festas religiosas, a Senhora dos Remédios, em Lamego.

Taxistas consideram a formação necessária e querem progresso

Vítor Silva aprova o curso para taxistas pois vai beneficiar, em maior escala, os motoristas que estão no ativo há mais anos. O taxista defende que a profissão tem de acompanhar “a evolução dos tempos” e, para tal, a aprendizagem deve ser diária. Para Vítor, “o pouco que se aprenda é bom” e devido à atual situação, “não há outra volta a dar”.

Já Ferreira Lima teve formação no passado mas afirma que “não se aprende nada”. O motorista considera que a aprendizagem continua “muito aquém da realidade” mas o novo curso é útil para haver progresso. Ferreira Lima sublinha ainda que só com a prática dentro de campo poderá haver um aprofundamento de conhecimentos.

Os taxistas que frequentem o curso recebem um selo de qualidade “Welcome By Taxi” da Autoridade Turística Nacional (Turismo de Portugal). Paulo Vaz considera o comprovativo como uma “vantagem competitiva” para os formandos.