Arrancou esta quinta-feira a 7ª edição da Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto (UP). Depois de um ano na Faculdade de Desporto, o certame regressa ao Pavilhão Rosa Mota para dar a conhecer o que se faz na universidade através de centenas de experiências científicas.

“À semelhança do que acontece em outros anos, a mostra pretende dar a conhecer a formação que é feita e as investigações na Universidade”, disse ao JPN o vice-reitor António Marques.

Mostra em blogue e no Twitter do JPN

Como já aconteceu em anos anteriores, para além da cobertura jornalística tradicional, o JPN dedica um blogue à Mostra da Universidade do Porto. Até domingo, uma equipa do JPN estará em permanência no Pavilhão Rosa Mota a produzir textos, sons e vídeos sobre o evento. Todas as novidades da mostra podem também ser seguidas, em 140 caracteres, através do Twitter do JPN.

Aberta a toda a população, a Mostra da UP tem como principal público-alvo os jovens, futuros alunos universitários. Nesse sentido, e só nos dois primeiros dias do certame, está prevista a participação de mais de 5 mil alunos do ensino básico e secundário.

O objectivo é “facultar à comunidade e principalmente aos jovens das escolas secundárias um olhar e uma visão sobre o que é a UP”, esclarece o vice-reitor. Nesse sentido, a UP está “interessada em estimular os jovens a continuar os seus estudos” e também ajudá-los a escolher os cursos que mais se adequam aos seus interesses.

Aposta na Ciência em ano de continuidade

A grande novidade da 7ª edição da Mostra é a iniciativa “Science: What Else?”, um ciclo de colóquios e debates sobre Ciência e um encontro de comunicadores de Ciência. Dedicado à discussão dos temas científicos que marcam a actualidade, o evento vai reunir no auditório da Biblioteca Almeida Garrett nomes como Manuel Sobrinho Simões, Teresa Lago, Nuno Crato, Nuno Portas, ou Daniel Serrão.

“A Universidade tem a responsabilidade e o objectivo de não apenas de produzir conhecimento, mas também promover a divulgação de uma cultura científica na sociedade”, refere António Marques.

De resto, a edição deste ano vai ter um formato semelhante ao dos anos anteriores. Dividida em duas grandes áreas, a mostra propõe uma parte voltada para os mais jovens conhecerem os laboratórios e os projectos de investigação feitos na UP, e outra mais dedicada à oferta formativa, “para responder às questões que os jovens e os seus pais colocam”, afirma o vice-reitor.

Para António Marques, é importante “quebrar a ideia de que a Universidade do Porto é uma instituição fechada em si mesma”. A UP “é e vai continuar a ser a maior universidade do país, não só pelas mostras e projectos como a Universidade Júnior, mas porque aposta na qualidade”.

Com abertura marcada para as 11 horas de quinta-feira, a Mostra da Universidade do Porto vai estar aberta até domingo, das 10 às 19 horas. No sábado, as portas do Pavilhão Rosa Mota encerram às 23 horas. A entrada é gratuita.