O protesto vai ter lugar no Marquês de Pombal pelas 15h. A manifestação segue depois até à Assembleia da República. Até agora, está confirmada a presença de estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH), da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), do Instituto de Gestão e Ordenamento do Território (IGOT), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE) e da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

As associações de estudantes das instituições que confirmaram a presença no protesto exigem, sobretudo, um apoio financeiro efetivo do ensino superior e um reforço da ação social. O objetivo é defender o direito à educação e evitar que haja mais alunos a desistir da licenciatura ou do mestrado por não terem como suportar as despesas daí adjacentes. O apelo é feito, especialmente, a duas importantes universidades do país que até agora não confirmaram presença: Coimbra e Aveiro.

A manifestação foi decidida há cerca de duas semanas no Encontro Nacional de Direções Associativas (ENDA) do Ensino Superior. A Federação Académica do Porto, FAP, não vai estar envolvida no protesto da próxima quinta-feira.