Em parceria com a Câmara do Porto, a companhia de seguros AXA vai apoiar o desenvolvimento da Baixa. O edifício da empresa vai acolher acções “de cariz cultural e animação”, como concertos e exposições de arte, no âmbito do projeto “Primeira Avenida”.

A cedência dos sete andares do edifício está agendado até dia 31 de dezembro de 2013. Até lá, vão passar pelo espaço vários eventos culturais – ainda sem programação -, sempre com o intuito de dinamizar a baixa portuense, não estivesse o edifício situado num dos ex-libris da cidade: a Avenida dos Aliados.

A realização das atividades vai ficar a cargo de entidades contratadas para o efeito pela Porto Lazer, como a Fundação de Serralves, a Casa da Música ou a Companhia Balleteatro.

O Primeira Avenida é uma parceria entre a Câmara, a Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana e a empresa municipal Porto Lazer, que tem por objetivo promover a atratividade da Baixa da cidade e a criação de condições para atração do investimento necessário para a sua reabilitação e revitalização.