O 102.º aniversário da Universidade do Porto terminou esta sexta-feira, 22 de março, com o discurso, em tom otimista, do reitor. Entre outros aspetos que caraterizam a Universidade do Porto, Marques dos Santos. referiu a “capacidade de atração de bons estudantes”, a “vocação para a investigação” e a “qualidade do ensino”.

O reitor enumerou as conquistas da Universidade em 2012, que se refletem num crescente reconhecimento internacional – a Universidade do Porto (UP) está entre as melhores em 5 rankings europeus e em 7 rankings mundiais, sublinhou.

A internacionalização da UP esteve presente em vários momentos do discurso do reitor, que mencionou a vontade de atrair cada vez mais estudantes estrangeiros e de reforçar a cooperação com o Brasil ou ainda a necessidade de cultivar um perfil internacional entre os estudantes.

Antes de terminar, o reitor deixou uma “palavra de esperança”. Reiterou o compromisso da Universidade com os alunos, garantindo a “participação contínua” e “condições acrescidas de empregabilidade”. José Carlos Marques dos Santos mostrou segurança em relação ao futuro da UP, que “conseguirá superar as dificuldades conjunturais”, assumindo um “importante contributo para o desenvolvimento social e económico de Portugal”.

Surpresa entre os estudantes premiados

Otimistas estavam também os estudantes – os melhores de cada faculdade, premiados no início da sessão com os Prémios Incentivo. O JPN conversou com quatro dos 18 estudantes: Pedro Monteiro, Rita Coutinho, Rita Lima e Ana Branco, que contaram a surpresa ao receber a carta com a notícia.

Estudante de Ciências Farmacêuticas, Pedro Monteiro reconheceu a satisfação de ver o seu mérito reconhecido, “ainda por cima num dia tão especial”, dia da Universidade. Já Rita Coutinho, estudante na Faculdade de Desporto, descreveu o prémio como a “recompensa pelos sacrifícios” feitos ao longo do ano, relembrando que a competição na faculdade e no mercado de trabalho exigem maior “esforço” entre os estudantes.

Rita Lima, de Ciências da Nutrição, garante que o prémio é um “importante reconhecimento” do “mérito de cada um”. Ana Branco, a melhor aluna de Medicina Dentária diz tratar-se de uma “grande recompensa e motivação para o futuro”.

Saber conciliar estudo e lazer, planear horários, esforço e dedicação são os conselhos finais destes quatro jovens. O valor da prémio é o pagamento total das propinas pela Universidade do Porto e um certificado.