Para José Miguel Ribeiro, uma nomeação no Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy já não é novidade, depois de, em 2011, ter estado em destaque com o filme “Viagem a Cabo Verde” e a série “Dodu, o Rapaz de Cartão”. Em 2013, o realizador português vê-se de novo indicado, desta vez na categoria de filme publicitário, com a obra “A Energia na Terra chega para todos. Basta partilhá-la”.

Festival Internacional de Cinema de Animação de Annecy

Organizado pela Associação Internacional de Filmes de Animação, o Festival de Annecy, em França, é um dos principais certames de cinema de animação de todo o mundo. Realiza-se anualmente desde 1960 e premeia os melhores filmes e séries de animação do planeta. Este ano, decorre de 10 a 15 de junho.

A curta-metragem ambientalista pretende alertar para a poupança energética e o uso equilibrado dos recursos naturais. Esta é a primeira produção da “Praça Filmes”, produtora criada pelo realizador português. José Miguel Ribeiro realiza filmes de animação desde 1995 e esteve já envolvido em dezenas de produções. O seu maior sucesso foi o filme “A Suspeita“, que se consagrou como o filme de animação português mais premiado de sempre, com 26 prémios internacionais, incluindo o “Cartoon D’Or 2000”.

Com apenas um minuto de ação, o filme “A Energia na Terra chega para todos. Basta partilhá-la” foi criado em parceria com a Câmara Municipal de Almada e apresentado na Cimeira Mundial Rio+20 e no Congresso Mundial de Governos Locais pela Sustentabilidade (ICLEI).

Este é, até agora, o único filme português nomeado no Festival de Annecy. Em 2006, o Grande Prémio do evento foi vencido por Regina Pessoa, com o filme “História Trágica com Final Feliz”. Em 2011, Portugal consumou a maior participação de sempre no evento com cinco produções nomeadas e mais duas em exibição. No entanto, nenhum dos filmes foi premiado.