Entre apresentações de livros no decorrer da 2.ª Feira do Livro LGBT do Porto, a sessão com Danyel Guerra foi um dos pontos de interesse. O título do seu livro – “Excitações Klimtorianas” – é um dos vários trocadilhos presentes na obra (refere-se à obra do pintor austríaco Gustav Klimt, cuja data de nascimento já perfez 150 anos). A capa do livro é um pormenor do quadro “As amigas” de Klimt, de temática homoerótica.

Trata-se de uma novela “erótico-fantástica”, descreveu Danyel Guerra ao JPN, antes da sessão de apresentação formal. O cenário é a cidade do Porto, na década de 1980. O autor conjugou episódios da sua vida pessoal com a obra de Klimt, como inspiração.

A narrativa conta com duas protagonistas, Maria Ana e Daniana, numa aventura de autodescoberta. As temáticas da exploração da sexualidade e da orientação sexual estão sempre presentes, numa história estilizada com referências à cultura pop da época retratada.

Num contexto mais geral das temáticas LGBT, a sessão aberta a questões remeteu para a questão da homofobia e do preconceito, um dos grandes focos da associação ILGA Portugal. Danyel Guerra aproveita esta questão para sublinhar que, ao livro, “não lhe compete fazer apologias” sobre a relação entre a sexualidade e a sociedade. “Temos o direito de fazer apologia sem tentar estrangular o outro”, remata.